Carne de sol e paçoca: como não amar?!

Não há nada mais delicioso que comer! Além de ser um prazer experimentar novos pratos, a comida é algo que alimenta a alma, que faz você conhecer pessoas, cria novas sensações, e o mais importante: você cria uma memória afetiva.

No ano passado eu fui para Pernambuco, quando estava em Olinda (PE) recebi a recomendação de ir comer na Casa de Noca ou “a melhor macaxeira do mundo”, é uma casa super simples que serve um único prato:  carne de sol acompanhada de macaxeira cozida e queijo de coalho.

casadenoca

Macaxeira da Casa de Noca


– Como estava sozinha fiquei com receio de não conseguir comer tudo, uma das coisas que eu percebi indo para o Nordeste aliás, é que em qualquer região os pratos são bem, aliás muito (mesmo) bem servidos, um prato que é para uma pessoa serve duas, se bobear até três pessoas tranquilamente. Enfim pedi o prato individual, e era grande pacas, tive que levar o restante para viagem! –


Carne de sol! O que é isso minha gente?! Como não me apresentaram isso antes?! A perfeição do universo em forma de carne! Me apaixonei, só queria comer a bendita, ô meu deus! Macia, molinha, suculenta e com junção da macaxeira e do queijo, ave! Apenas queria comer todos os dias!

Depois disso fui apresentada a uma variação da carne de sol, a paçoca! Calma que não tem nada a ver com aquela paçoca de amendoim que nós conhecemos – também fiz careta e estranhei quando vi no cardápio, onde já se viu mistura paçoca com carne do sol?! :p – essa paçoca é feita com farinha de mandioca, cebola, e é claro a carne de sol. Combinação perfeita!


– Tem um prato chamado ‘Desarumadinho’ (feijão verde + paçoca + cuscuz + macaxeira frita + requeijão) que eu e umas amigas comemos quando fomos para Fortaleza, ele é servido como um aperitivo mas vale como uma refeição, é divino! Quem puder dar uma passada no Restaurante Dragão do Mar e comer essa belezinha não vai se arrepender!  –

WP_20150718_21_34_07_Pro
Desarrumadinho do Restaurante Dragão do Mar

Quando estava no Nordeste comi até morrer essas duas gostosuras! Ás vezes me bate aquela vontade de comer carne do sol e paçoca, fui em alguns restaurantes nordestinos aqui em São Paulo, mas não era a mesma coisa, faltava algo, sabe aquela memória afetiva que eu comentei no início? De ao sentir o cheiro, de dar a primeira mordida você se sentir de volta ao local onde experimentou.

Depois de tanta procura eu achei o lugar! Jesuíno Brilhante é o nome. Uma casa simples, poucos lugares, atendimento massa e uma comida maravilhosa. A ideia do dono do restaurante (Rodrigo Levino) é a mesma da minha procura: uma comida que remetesse as lembranças da sua terra.

Comi lá a paçoca de carne de sol tendo como acompanhamento cuscuz nordestino e arroz de leite com queijo coalho, quase chorei de alegria, comia devagarinho tentando apreciar todos os sabores, a procura tinha chegado ao fim (olha o drama), tudo bem temperado, bem servido, muito gostoso e bem leve! Tudo isso sob os olhares da equipe sempre prestativa e curiosa pela opinião de quem lá estava, dá vontade de ir lá todos os dias!

WP_20160420_14_52_55_Pro

Paçoca com arroz de leite e cuscuz nordestino do Jesuíno Brilhante (reparem nos utensílios <3)

Aproveitei e comi de sobremesa a burra preta (pão feito de melaço de cana, semelhante ao pão de mel, com nata, café e melaço de cana), apesar dos ingredientes parecer gritar ‘é doce pra caramba’ não é, achei doce na medida, perfeito para acompanhar o café coado.

Carne do sol e paçoca, dois pratos simples, corriqueiros, mas quem come não esquece mais! Se não comeu, faz a gentileza!


SERVIÇO

Casa de Noca

Rua Bertioga, 243, Carmo, Olinda, (81) 3439-1040. Horário de funcionamento: 11h/23h

Restaurante Dragão do Mar

R. José Avelino, 303, Centro, Fortaleza, (85) 3219-2954. Horário de funcionamento: 11h30/16h (seg.) | 11h30/0h (ter a qui) | 11h30/1h (sex) | 18h/1h (sab e dom.)

Jesuíno Brilhante

R. Arruda Alvim, 180, Pinheiros, São Paulo, (11) 2649-3612.Horário de funcionamento: 12h/15h (fecha dom.). Em breve abrirá para o lanche da tarde até as 18h.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

