Eita que julho chegou! #parte2

No nosso último post demos algumas dicas de shows que irão rolar em SP, mas para quem quiser ficar quietinho nessas férias fizemos uma seleção de livros, filmes e discos para curtir só ou bem acompanhado!

Livros

  • Contos e Fábulas do Brasil | Marco Haurélio | Editora Nova Alexandria | 

imgGD_9788574922652

Sou quase suspeita para indicar qualquer livro do Marco Haurélio, já tive o prazer de participar de palestras e encontros nos quais ele esteve e ele é um autor super acessível com um vasto conhecimento sobre a cultura popular principalmente a nordestina.

Com lindas ilustrações de Severino Ramos, o livro é um resgate dos contos e fábulas espalhados na tradição oral do sertão baiano, seus contos místicos, de animais, religiosos, alguns muitas vezes passam a impressão de você ter lido na boca de outros autores, dando a curiosidade de saber como esses contos chegaram tão longe!

  • Gonzaguinha & Gonzagão: uma história brasileira | Regina Echeverria | Leya |

Livro---Gonzaguinha-e-Gonzagao---Regina-Echeverria_0

Duas figuras mais que conhecidas Brasil a fora: Gonzagão e Gonzaguinha! Até aqui conhecíamos os compositores, os intérpretes de lindas e marcantes músicas do nosso cancioneiro, mas quem eram os dois?

De um lado Gonzagão, sertanejo de Exu, firme nos valores tradicionais, do outro Gonzaguinha, criado por um casal de amigos no morro carioca, anos de distâncias, uma paternidade nunca confirmada, mágoas e traumas que vão se entrelaçando e se resolvendo a sua maneira.

Para quem curte biografias é uma boa pedida! 😉

  • O fole roncou! Uma história do forró | Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues | Zahar 

O livro O Fole Roncou, conta a história do forró

Quem não gosta de arrochar, dançar juntinho ou sozinho ao som de um bom forró? Esse gênero, mistura de xaxado, arrasta-pé, xote, coco, cantando e dançando em todo canto ganha sua trajetória, passando por nomes conhecidos e outros nem tanto mas que continuam tecendo e sustentando esse ritmo tão gostoso!

Filmes

  • Cine Holliúdy

O primeiro filme falado em “cearênses” contendo cenas de cearensidade explícita! A televisão começa a chegar no interior do Ceará , Francisgleydisson  é um pequeno exibidor que luta para manter sua sala de cinema aberta. Após fracassar ele parte junto com sua família para o município de Pacatuba, onde encontra uma plateia deveras pitoresca para seus filmes. Pense num filme joiado!

  • Os Últimos Cangaceiros

Imagine guardar um segredo por mais de meio século. E não pense que é um segredo qualquer! Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos…os dois fizeram parte do bando de Lampião, o Rei do Cangaço! A verdade só é revelada quando Moreno, então com 95 anos, resolve dividir com os filhos suas lembranças.

  • O Som ao Redor

Primeiro filme de longa-metragem do diretor Kleber Mendonça Filho e premiado ao redor do mundo, ‘O Som ao Redor’ retratada a vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife que toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa.

Discos

  • BaianaSystem – Duas cidades

Apenas um dos melhores shows que eu fui na minha vida, estou ouvindo esse disco no repeat! No segundo disco da banda ela mostra uma Salvador dividida, a mistura da guitarra baiana com a estética eletrônica, e a experiência nascida das apresentações do grupo durante os últimos anos.

  • Saulo Duarte e a Unidade – Cine Ruptura

Saulo Duarte e a Unidade vêm com seu terceiro álbum ao pé da letra, rompendo em partes com o som trazido nos dois primeiros álbuns, a positividade continua ali, quem vai nos shows já sabe, mas ao mesmo tempo carrega a melancolia e a nostalgia. Gostoso de ver a transformação e o amadurecimento da banda!

  • Academia da Berlinda – Nada sem ela

Academia da Berlinda, Academia da Berlinda, Academia da Berlinda!! Uma das bandas mais delícia dos últimos tempos, com um som perigosamente contagiante, apresenta seu terceiro disco a sentimento feminino e da natureza, composto de ritmos latinos, ciranda, coco, resumindo, é para bailar!

Assim fechamos as dicas para curtir o mês de julho, espero que gostem e aproveitem!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s